Preocupações com recém-nascidos


Eles acabaram de sair da sua barriga, vocês estão se descobrindo e, de repente, seu pequeno começa aquele choro que não para nunca. E agora, o que fazer? Fique calma! Vamos mostrar para você que os 10 maiores medos das mães não são tão assustadores assim. 

Confira logo abaixo:

Tocar a parte mole da cabeça do bebê: Mesmo com todos os avisos que você deve tomar muito cuidado com a cabeça do seu recém-nascido, não se desespere se você tocar a parte mais mole da cabeça do seu bebê. Você não estará tocando o cérebro da criança, mas sim uma membrana protetora, para que o pequeno passe pelo canal vaginal sem problemas durante o parto.

Ver a pulsação do bebê na cabeça: O que você está vendo é o sistema circulatório do seu filho funcionando perfeitamente. Já que os ossos da área frontal da cabeça do bebê ainda não se uniram, eles são macios, as veias e artérias ficam visíveis.

Sangue na fralda da sua menina: Durante a gestação, o aumento do nível de estrogênio na mãe pode estimular o feto. Nas primeiras semanas de vida, não é raro que a menina tenha um “mini sangramento”, quando o útero da bebê solta um pouco de sangue.

Um pequeno buraco no peito do bebê: Relaxe, este não é um problema no coração. Segundo especialistas, os ossos do tórax são divididos em três partes. O “buraco” que você vê é a parte de baixo, inclinada para trás. Com o passar do tempo, o peito do seu bebê e os músculos da barriga vão ficar “normais”. Mesmo antes disso, as camadas de gordura irão “tapar” este pedacinho do peito do bebê.

Cocos depois das mamada: Bebês que mamam no peito podem evacuar logo depois de cada mamada porque o leite materno é digerido rapidamente (aqueles que se alimentam de fórmulas costumam ter movimentos intestinais menos freqüentes), além do coco ser mais líquido – já que a dieta não tem alimentos sólidos.


Soluços constantes: Os especialistas ainda não sabem com certeza o que causa tantos soluços em um recém-nascido, mas alguns apontam que pode ser uma confusão entre os comandos do cérebro e os movimentos do diafragma, músculo abdominal que controla a respiração. Mas não precisa se preocupar: os soluços são inofensivos e vão passar logo, logo.

Chorar e chorar: O sistema nervoso dos recém-nascidos ainda é imaturo e eles se assustam com facilidade, o que pode ser um dos motivos para tantas lágrimas. O choro também é a única forma que o bebê conhece para se comunicar com o mundo. Por isso, mesmo que ele chore muito e pareça inconsolável, ele não está em perigo.

Espinhas? Sim, é comum que bebês tenham acne facial entre o segundo dia e o segundo mês de vida. Isso porque eles ainda têm muitos hormônios maternos circulando no corpo. As espinhas são inofensivas, e basta limpar o rosto do pequeno gentilmente.

Peito nas meninas... e nos meninos! Estes mesmos hormônios que causam um “mini sangramento” nas meninas podem fazer com que os bebês – inclusive os meninos – tenham seios. Surpreendente? Temporário? Sim. Preocupante? De jeito nenhum!


Atchim! O nariz do seu bebê é pequeno. Por isso, é normal que, mesmo um pouco de muco, o faça espirrar. E, como o recém-nascido acabou de sair de um meio aquático, é provável que ele tenha um pequeno congestionamento nasal, o que provoca espirros constantes. A não ser que o muco seja espesso e amarelado, o que pode indicar um resfriado, não se preocupe: esta é apenas uma fase.



0 comentários:

Postar um comentário