Pilates para as crianças


A prática de atividades físicas é fundamental para o desenvolvimento corporal e emocional das crianças. 

Os problemas como dores nas costas, nos ombros e postura incorreta não são comuns somente em adultos. Devido o peso das mochilas escolares e o tempo que passam sentadas assistindo TV, no computador ou jogando games, as crianças também os têm enfrentado. 

Na tentativa de solucionar os incômodos apresentados pelas crianças, os pais têm procurado o pilates, método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20 que tem ganhado espaço entre os pequenos. 

Veja só os benefícios para as crianças:

Segundo os especialistas, o pilates só tem a contribuir para o desenvolvimento das crianças, proporcionando-lhes uma boa postura, proteção do sistema locomotor, concentração e respiração adequada, fortalecimento muscular, sono mais tranquilo, boa digestão, equilíbrio e flexibilidade.

Outro benefício do Pilates para crianças é também a troca de experiências e o convívio social.


O Método Pilates vem resgatando atividades de gerações passadas como subir e descer de árvores, o que exercita de forma lúdica os músculos dos membros inferiores, superiores e tronco das crianças. Nas aulas de Pilates, as crianças desenvolvem projetos pedagógicos, esportivos e biológicos de forma lúdica. Aprendem, respeitando seus limites e o do outro, desenvolvem seus potenciais físicos e cognitivos de forma prazerosa. As crianças praticantes de Pilates vão ser adultos que, sem imposição, vão gostar de se exercitar, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Para que os exercícios aconteçam é preciso dos equipamentos básicos do pilates como: Reformer, Trapézio, Cadeira Combo, Barril, etc, trabalhando assim a postura e o corpo por inteiro. Os exercícios são feitos com auxílios de molas, em locais instáveis com superfícies não familiares, assim, dando um resultado melhor.

O pilates para crianças alia em seu objetivo atividades lúdicas com movimentos que fazem arte do mundo infantil como cambalhotas, trilhas sobre objetos que dificultem o equilíbrio, jogos com bolas de diversos tamanhos e até com passos de dança.

No repertório de exercícios do método Pilates tem o Swan (cisne), frog (sapo), Dolphin (golfinho), crab (caragueijo) entre outros. Praticá-los desenvolve padrões neuro-motores refinados de forma lúdica, divertida e estimulante. Aprender um vocabulário novo em inglês e simular movimentos de animais, do simples ao mais complexo, desenvolve o intectual e o físico como toda criança precisa: brincando.

Um alerta: A sobrecarga de treinamentos na infância pode prejudicar o desenvolvimento ósseo e muscular da criança e comprometer seu futuro no esporte. É necessário aplicar corretamente os métodos de treinamento físico que se adaptam a cada faixa etária, sexo, peso e tamanho.



Fotos: Reprodução.

0 comentários:

Postar um comentário