Os primeiros dentinhos


Quando começa o nascimento dos primeiros dentinhos o bebê sente um certo desconforto e irritação  ocasionada por tal sensação. Algumas mamães ficam preocupadas e não sabem o que fazer para acalmar o bebê.

Quando os dentinhos costumam aparecer: 

Aos 6 meses os incisivos centrais inferiores, 7 meses os incisivos laterais inferiores, 7 meses e meio os incisivos centrais superiores, 9 meses os incisivos laterais superiores, 12 meses os primeiros molares inferiores, 1 ano e 2 meses os primeiros molares superiores, 1 ano e 4 meses os caninos inferiores,1 ano e meio os caninos superiores, 1 ano e 8 meses os segundos molares inferiores e aos 2 anos os segundos molares superiores.

As mamães não devem ficar preocupadas se no primeiro aniversário do seu filho nenhum dente aparecer. É normal um atraso de até 8 meses, pois não há um período exato que marque o aparecimento dos dentes para todas as crianças.

Os primeiros sinais de que os dentinhos estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.

A erupção dos dentes é um marco na evolução da criança e indica que o sistema digestivo está pronto para receber os primeiros alimentos sólidos. É justamente nessa fase, em que se inicia o desmame e uma dieta mais sólida é introduzida, que os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados.

Comece aumentar a consistência dos alimentos gradualmente. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação.

Para aliviar a coceira gengival, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.

A mamãe pode ainda fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva, sempre com a mão bem limpa. Se a irritação for muito forte, consulte o médico que poderá receitar analgésicos e antitérmicos.

É preciso caprichar na higiene bucal do bebê. Nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia.A primeira visita ao dentista que dará orientações sobre como fazer a higienização deve ser nos primeiros meses também.


Cuidados importantes:

Limpar cuidadosamente a gengiva, a língua e as laterais internas da boca do bebê todos os dias, ao menos duas vezes, lembrando que a limpeza da noite é a mais importante. 

Utilizar uma escova com cabeça pequena e cerdas macias, adequada à faixa etária da criança, ou uma dedeira de silicone para a higiene diária. E creme dental infantil sem flúor. 

Nunca adicionar açúcar aos alimentos preparados para o pequeno. Moderação também nos alimentos ácidos, porque fragilizam o esmalte dos dentes. 

Oferecer, já na época do desmame, sucos, leite, chás e água no copinho de transição e não mais na mamadeira. 

Evitar a chupeta ou, no mínimo, restringir o uso. Converse com o pediatra sobre como eliminar esse hábito o mais rápido possível.


Fotos: Reprodução.

0 comentários:

Postar um comentário