Fonte de relaxamento para os bebês, a chupeta possibilita o movimento de sucção, sendo considerado um bom exercício para o desenvolvimento infantil, pois articula os músculos necessários à fala.
Apesar dos benefícios, o uso da chupeta é muito criticado por alguns profissionais da saúde. Isto pois a chupeta pode diminuir a comunicabilidade do bebê, estimula o desmame precoce, altera a arcada dentária e influencia na mastigação e respiração do pequeno.
Mas calma, não criemos pânico. Estes malefícios aparecem apenas se a criança usa muito a chupeta, por muitos anos. Então se o seu filho já tem quase cinco anos de idade e ainda usa a chupeta, tome uma providência.
Para isso, trouxemos algumas dicas para você tirar a chupeta do seu filho:
- Comece a desabituar a criança quando esta tenha perto de um ano de idade. Quanto mais tempo passar, mais difícil será tirar a chupeta da criança.
- Não tire drasticamente a chupeta do seu filho. Isto pode causar estresse e insegurança na criança. Comece reduzindo o tempo de uso da chupeta, principalmente na hora do sono.
- Se a criança agir bem com esta diminuição do tempo de chupeta, compense-a com elogios e carinhos.
- Distraia seu filho com brincadeiras, por exemplo, quando ela pedir pela chupeta.
- As crianças pequenas possuem uma admiração especial pelas crianças mais velhas. Utilize o discurso de que elas não usam mais chupeta, e que por seu filho deve fazer o mesmo.
0 comentários:
Postar um comentário