Alguns cuidados com o banho do seu bebê

O banho do bebê é um momento mágico, mas exige alguns cuidados. 
Primeiramente deve-se organizar o espaço e deixar tudo que será utilizado em mãos. Nada de deixar a criança esperando na banheira enquanto você busca alguma coisa que faltou. Além disto, o local do banho deve estar com portas e janelas fechadas, evitando a corrente de ar, mesmo que a temperatura esteja elevada. Opte pelos horários mais quentes do dia, das 11 às 15 horas. 

Apesar de se sujarem pouco, o banho deve ser diário

Outro cuidado importante é que a pessoa responsável por banhar o bebê esteja com as unhas bem curtinhas, pois a pele do bebê é muito sensível e qualquer arranhão pode machucar a criança. E claro, lembre-se de tirar anéis, pulseiras e relógios. Não esqueça de lavar bem as mãos antes do começo do banho. 


Outras dicas:
- Antes de começar o banho, deixe por perto os seguintes produtos: álcool 70%, sabonete neutro, pomada contra assaduras, toalha macia, gaze e algodão.
- Higienize a banheira com um pano úmido. Se preferir, pode usar álcool também.
- Coloque água morna na banheira. A quantidade ideal é quando cobre as pernas do bebê sentado.
- Para saber se a água está na temperatura certa, coloque o antebraço na banheira e verifique se está agradável.
- Sente o bebê na banheira a 45°, passe seu braço pelas costas para apoiá-lo e segure-o com a mão por baixo de uma das axilas.
- Com a mão livre, lave o rosto do bebê, o couro cabeludo, o tronco, os braços e as pernas. Lembre-se de usar pouco sabonete para não tirar a hidratação natural da pele da criança.
- Levante um pouco o bebê e, com o auxilio de um algodão molhado, lave a área genital e, então, o bumbum.
- Com uma toalha macia, enxugue o bebê e não se esqueça de nenhuma dobrinha.
- Limpe o coto umbilical com o auxílio de uma gaze e álcool 70%. Se perceber que a região está vermelha, com secreção purulenta ou mau cheiro, procure um médico para evitar problemas, como infecções graves.
- Passe uma camada fina de pomada contra assaduras nas dobrinhas e no bumbum. Se usar muita, o local fica mais úmido e pode causar assaduras.
- Vista o bebê.

0 comentários:

Postar um comentário