O poder da aromaterapia

A aromaterapia, praticada há milhares de anos pode ser um instrumento alternativo complementar para aliviar tensões e auxiliar no tratamento de doenças em todas as idades.


Aromaterapia é o uso direcionado das propriedades particulares dos óleos essenciais e não apenas o uso de aromas agradáveis.

De origem vegetal, os óleos essenciais têm composição química e, por isso, devem ser considerados matéria-prima que requer conhecimento específico para indicação.

O aroma deve sempre ser de origem natural.

A aromaterapia não deve ser praticada por mulheres grávidas.

Foto: reprodução
Para crianças e bebês:
A consulta a um aromaterapeuta especializado é indicada sempre, especialmente quando o tratamento for dirigido a crianças. Nesse caso, nem todos os óleos essenciais são recomendados e os cuidados com a diluição devem ser redobrados para os bem pequenos, com até três anos de idade. Lavanda, Tangerina, Camomila e Tea Tree são os mais indicados. Tangerina vai deixar a criança mais alegre, solta e feliz, enquanto a Lavanda serve para acalmar a agitação.
O consumidor deve observar o tipo de frasco do produto, que deve ser escuro e nunca de plástico, o lacre perfeito e algumas referências como o país de origem, a indicação "botânico", nome legível do fornecedor e químico responsável.

Benefícios:

Mente: Tratamento de cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insónias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade.

Corpo: As propriedades anti-bacterianas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; actuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral.

Estado emocional: Os óleos essenciais também podem funcionar como um anti-depressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de auto-estima e de auto-confiança.

Estado espiritual: A aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação.



Para mais informações sobre aromaterapia acesse o site: http://www.aromaterapia.org.br

0 comentários:

Postar um comentário