Será que o Papai Noel existe?



Provavelmente quando você era criança, teve essa dúvida e se perguntou várias vezes sobre esse assunto. Mas, aos poucos foi descobrindo que era tudo fantasia. 

E agora, papai e mamãe, como falar para as crianças que é mentira? Como fazer para não tirar deles o direito da imaginação e da fantasia? Especialistas em educação sempre orientam a dizer a verdade, mas existem maneiras para dizer e depende muito da idade da criança.




Segundo um artigo da Pedagoga Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial Maria Irene Maluf, o ideal é devolver a pergunta para a criança, instigando a imaginação do seu filho e abrindo portas para um diálogo. 

Maria Irene ressalta que crianças de mais ou menos 2 a 7 anos conquistam gradativamente sua capacidade de pensar, experimentando mundo real com brincadeiras e muita imaginação. Acreditar no “bom velinho” é uma etapa saudável no desenvolvimento mental da criança. 

Importante mesmo é mostrar para as crianças o verdadeiro sentido do Natal e sempre responder perguntas sobre o Papai Noel quando houver desconfiança em relação a sua existência, não adianta de nada forçar a crença no seu filho.



0 comentários:

Postar um comentário