Antes de começar o banho, separe todos os materiais necessários, entre eles toalha, fralda, algodão, cotonetes, álcool 70%, roupas e sabonete neutro ou glicerinado. A água do banho não precisa ser mineral, pode ser a do chuveiro de preferência morna, em torno de 36°c. Caso não tenha um termômetro utilize o braço para sentir se a água está com a temperatura agradável. Se a água estiver agradável para você estará agradável para o bebê, desde que não muito quente. Jamais, em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho durante o banho.
Retire a roupa do bebê, lave o olho com algodão em movimentos de dentro para fora para que a secreção do olho não se espalhe, após, passe o algodão por todo o rosto.
.Antes de colocá-lo na banheira, limpe todas as fezes e urina com algodão umedecido com água morna. Neste momento limpe do bumbum para trás para que as fezes não entrem em contato com o canal urinário, evitando assim infecção urinária. Use quantas bolas de algodão for preciso.
Coloque o bebê na banheira segurando de forma que a cabeça fique para fora. Molhe a cabeça e todo o corpo do bebê. Depois, passando a mão com delicadeza lave a cabeça e todo o corpo com sabonete.
A barriga e o coto umbilical do bebê podem ser molhados, lave o coto umbilical usando delicadamente as pontas dos dedos.
O próximo passo é virar o bebê para lavar as costas, bumbum e genitálias.
É importante que durante todo o processo o bebê seja segurado com firmeza, sem aquelas tremidas típicas de insegurança, ele pode ser pequeno, mas percebe tudo isso. Cante músicas, converse com seu bebê, tudo isso vai ajudá-lo a se acostumar com o banho.
Retire da banheira, seque delicadamente, coloque a fralda para que o bebê não faça xixi e molhe todo o trocador.
Com um cotonete umedecido com álcool 70%, limpe bem a base do coto umbilical. É importante lembrar que a base do coto umbilical deve ser mantida sempre seca. Depois do coto limpo coloque a fralda, prestando atenção nas bordas das pernas para que fiquem para fora na hora de fechar para que a urina não vaze. O coto umbilical pode ficar coberto pela fralda desde que esteja sempre sequinho.
Confira na prática:
0 comentários:
Postar um comentário