O pequeno, ao acordar, estará em um longo período de jejum, que varia de 8 a 12 horas.
A primeira refeição do dia é fundamental para repor as energias e contribuir nos processos de desenvolvimento e de aprendizado da criança, que precisa ser suprido com todos os nutrientes necessários para preencher a carência de horas em jejum e garantir energia para o resto do dia. O ideal é que essa refeição contenha carboidratos, frutas e laticínios.
O mau hábito alimentar pode trazer prejuízos ao organismo em desenvolvimento das crianças e até comprometer seu processo de aprendizado.
Quando as crianças não tomam um bom café da manhã, não têm energia e a vitalidade para aguentar o esforço físico e intelectual que lhes exigem as atividades escolares. Além disso, um café da manhã não adequado, fará com que as crianças sintam no meio da manhã, a necessidade de uma grande quantidade energética, encontrados em produtos de alto conteúdo de açúcar e gorduras, como são doces e bolos e tantos outros que estão diretamente relacionados com o crescimento dos índices de sobrepeso e de obesidade durante a infância, pelo seu alto teor calórico.
O café da manhã ideal e adequado é o que seja variado em alimentos que tenham nutrientes necessários:
- Lácteos: leite, iogurte e/ou queijo
- Cereais: bolachas, pão, flocos de aveia, milho, etc.
- Gorduras: azeite de oliva, manteiga ou margarina
- Frutas ou sucos
- Outros: geléia, algum tipo de presunto, mel, etc.
Quando o café da manhã contém pelo menos 3 alimentos dos citados acima, com toda segurança, contribuirá para que as crianças tenham mais energia e mais força para desenvolver as atividades que lhes exijam.
Tudo é uma questão de hábito. |
Fotos: Reprodução.
0 comentários:
Postar um comentário