Lava uma, lava a outra

É por meio das mãos que as crianças começam a descobrir o mundo. Entretanto, ao explorar o desconhecido, as crianças entram em contato com bactérias, vírus, vermes e protozoários. Apesar de esta exposição ser necessária para fortalecer o sistema imunológico, os pais precisam tomar alguns cuidados. A simples combinação de água e sabonete é capaz de afastar inúmeras doenças.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, lavar bem os dedos, palma e punho pode evitar 44% dos casos de diarreia.

Limpeza na medida certa

0 a 12 meses
Nos primeiros meses de vida, apenas o banho dá conta de manter as mãos da criança limpinhas. Se os papais perceberem alguma sujeira aparente, deve-se limpá-la apenas com água. Nesta fase, o mais importante é se preocupar com a higiene dos brinquedos e das mãos dos adultos que estão em contato com os bebês. Por volta dos oito meses, o cuidado com as mãozinhas deve aumentar.

1 a 3 anos
A partir desta idade, é importante que os adultos mostrem através do exemplo a importância do hábito de higiene. Utilize sabonete neutro e ensine a criança a esfregar bem os dedinhos, palma e punhos. Não esqueça de cortar as unhas do filhote sempre que preciso e, com uma escova, esfregue-as para retirar qualquer sujeira que possa ter acumulado.

3 a 6 anos
Nesta idade, já é possível usar produtos com ação antibacteriana, porém o sabonete comum já é suficiente para manter longe os problemas de saúde. Para convencer o seu filho da importância da higiene, sugerimos uma música de Arnaldo Antunes, que marcou época no programa Castelo Rá-tim-bum.

0 comentários:

Postar um comentário