Gestação + exercícios físicos




O exercício físico é o melhor aliado quando o assunto é a manutenção do nosso bem estar. Melhor ainda na gravidez, pois pesquisas apontam que se exercitar no período de gestação traz uma série de benefícios que começam com a melhora do sono, alívio do estresse e da irritabilidade, além de tonificar a musculatura e alinhar a postura corporal em torno do novo centro gravitacional (a barriga). Para as mamães que procuram mais benefícios, aqui vão eles: os exercícios físicos diminuem a chance de parto prematuro, diminuem o tempo do trabalho de parto e facilitam na dilatação e recuperação da via vaginal. 

Mas todo cuidado é pouco. Por ser um período de certa fragilidade, é importante consultar seu médico antes de começar qualquer exercício. Nada de correr para o seu personal trainer. Vá ao obstetra e faça um check up antes de mais nada. E depois de tudo certinho com seu médico, pegue leve nos pesos para não sobrecarregar articulações ou forçar a musculatura abdominal. 

Alguns exercícios que mais se sobressaem nesse período: exercícios leves na água, caminhada e bicicleta. A natação tem sido uma ótima opção para a maior parte das gestantes pois força menos as articulações do joelho, além de aliviar as tensões musculares devido à flutuabilidade que água proporciona. Além disso, a natação diminui o risco de edemas*, comuns na gravidez, mas muito desconfortáveis. 

Quem dá essas dicas é o ginecologista e obstetra Bruno Ramalho de Carvalho, em artigo publicado no e-familynet, site que reúne vários artigos voltados à saúde da família. ;) 

Se você quiser saber mais, acesse os links abaixo e confira os artigos que falam sobre esse assunto, tão interessante para as mamães. ;) 






*edema é o acúmulo anormal de líquido no compartimento extra-celular intersticial ou nas cavidades corporais. 

0 comentários:

Postar um comentário